"Revolta da Vacina" traz à tona um momento crucial na história do Brasil, ocorrido no final do ano de 1904, quando o país enfrentava uma crise social e sanitária sem precedentes. Nesse contexto de transição do Império para a República, o Rio de Janeiro, então Capital Federal, tornou-se o epicentro de uma crise urbanística e sanitária, com doenças como varíola, febre amarela e peste bubônica assolando a população.
O quadrinista André Diniz conduz o leitor por essa tumultuada época por meio da história de Zelito, um jovem ilustrador cearense em busca de oportunidades na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto busca uma carreira como cartunista nos jornais locais, Zelito se vê envolvido nas manifestações que culminaram na rebelião contra a vacinação obrigatória, idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
"Revolta da Vacina" marca a estreia de André Diniz no catálogo da DarkSide® Books, apresentando uma narrativa densa e envolvente, complementada por uma cuidadosa seleção de charges da época sobre a vacinação compulsória. O posfácio do historiador Luiz Antonio Simas contextualiza ainda mais o período, destacando a polêmica em torno da vacinação e as condições sociais da época.
Com uma pesquisa meticulosa, esta obra não apenas informa sobre um período histórico marcante do Brasil, mas também ressoa com as questões atuais, especialmente em meio à luta contra a pandemia em 2021. "Revolta da Vacina" é um documento vivo das mazelas históricas do país e uma poderosa reflexão sobre a importância da ciência e da luta pela saúde pública.
Autor: André Diniz
Editora: Darkside
ISBN: 9786555980806
Tamanho: 23.4 x 16.2 x 2 cm
Páginas 176 páginas
Edição 1ª edição (4 março 2021)