A formulação de casos é uma ferramenta crucial no tratamento clínico. Ela auxilia na compreensão do funcionamento dos pacientes, na identificação da complexidade e diversidade das apresentações clínicas sob uma perspectiva psicológica e teórica, com base científica sólida.
Este guia prático apresenta modelos de formulação de casos clínicos dentro da abordagem da terapia cognitivo-comportamental. Embora haja consenso sobre alguns elementos comuns, o conteúdo e a forma de apresentação dos diferentes tipos de formulações podem variar. Profissionais devem e podem realizar formulações com base em seu referencial teórico, pois as tecnologias e conceitos específicos usados podem mudar bastante. Formulações que respeitam a individualidade orientam o plano de tratamento, e intervenções personalizadas são éticas, inclusivas e mais eficazes.
Pode o empirismo substituir o trabalho científico? Devemos seguir protocolos genéricos para lidar com as particularidades de cada caso? É aceitável formular uma estratégia de tratamento sem a devida preparação e treinamento? Estas são algumas das questões discutidas no início desta obra, que destaca que a formulação de casos é, de fato, uma habilidade clínica que pode ser treinada. Além disso, enfatiza a importância de uma boa formulação, pois ela pode prever possíveis problemas e obstáculos ao longo do processo terapêutico.
A obra também busca preencher a lacuna na literatura nacional sobre o tema, ou pelo menos iniciar a produção e/ou tradução de materiais bibliográficos que considerem a realidade brasileira.
Autor: Edela Aparecida Nicoletti
Editora: Sinopsys
ISBN: 9786555710656
Tamanho: 16 x 3 x 23 cm
Páginas 176 páginas
Edição 1ª edição (30 setembro 2021)