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Fundamentos de Supervisão em Psicologia

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psicologia infantil

Descrição

A supervisão em psicologia é uma prática que muitas vezes não é conceitualizada detalhadamente, pois o termo é quase autoexplicativo e a maioria das pessoas tem uma ideia geral do que envolve. Embora todo profissional formado tenha passado pela experiência de ser supervisionado, e possua, portanto, um conhecimento empírico e vivencial, a realidade dentro do contexto profissional é mais complexa. Existem diversos conceitos e modelos de supervisão em psicologia, e a principal distinção entre eles é que a supervisão pode ser administrativa (ou gerencial) ou profissional/clínica.

 

A supervisão clínica, abordada nesta obra, deve ser um processo no qual o supervisionado se sinta acolhido, seguro e compreendido, embora também desafiado. Trata-se de uma relação complexa que não deve ser confundida com terapia pessoal ou com reuniões administrativas. A supervisão clínica é regular, ocorre em um ambiente protegido e tem foco na aprendizagem e autoavaliação, devendo ser uma prática contínua ao longo da carreira de um profissional da área da saúde.

 

Os principais conceitos de supervisão são apresentados por Falender e Shafranske (2004), que a definem como uma atividade profissional distinta onde educação, treinamento e desenvolvimento de práticas baseadas na ciência são facilitados através de um processo colaborativo interpessoal. Bernard e Goodyear (2009) a definem como uma intervenção na qual um membro mais experiente supervisiona o trabalho de um membro júnior da mesma profissão. Embora amplamente reconhecida, a definição de Bernard e Goodyear (2009) é criticada por enfatizar o aspecto hierárquico e por limitar a supervisão aos membros de uma mesma profissão.

 

Autor: Gabriela Stilita

Editora: Sinopsys

ISBN: 9786555710434

Tamanho:   1 x 16 x 23 cm

Páginas 160 páginas

Edição 2021