As Obras Completas serão organizadas em vinte volumes, dos quais dezenove conterão textos e um será dedicado a índices e bibliografia. Este conjunto não incluirá textos de neurologia anteriores ao surgimento da psicanálise, que foram excluídos pelo próprio autor na primeira edição alemã completa de suas obras.
A edição alemã que serviu de base para esta coleção é a Gesammelte Werke [Obras Completas], publicada entre 1940 e 1952. Embora represente a reunião mais extensa dos textos do fundador da psicanálise, os dezessete volumes da coleção foram mal editados, possivelmente devido às dificuldades econômicas da Europa durante e após a guerra. Apesar de estarem organizados cronologicamente, os volumes não indicam sequer o ano de publicação de cada trabalho. O texto é geralmente confiável, mas foi comparado sempre que possível com a Studienausgabe [Edição de Estudos], publicada pela editora Fischer entre 1969 e 1975, e uma edição revista que surgiu posteriormente. Esta última coleção, com onze volumes organizados por temas (similar à primeira coleção de obras de Freud), não inclui textos secundários ou repetidos, mas contém as apresentações e notas traduzidas para o alemão por James Strachey para a Standard Edition (Londres, Hogarth Press, 1955-66).
O propósito destas Obras Completas é apresentar os textos com a maior precisão possível em relação ao original, sem as interpretações ou intervenções de comentaristas e teóricos posteriores da psicanálise, que podem ser encontradas na vasta bibliografia existente sobre o assunto. O aparato editorial limita-se a notas do tradutor, que geralmente esclarecem termos e trechos de tradução problemática, proporcionando ao leitor uma compreensão mais precisa do conteúdo. Essas notas também incluem os equivalentes encontrados em algumas versões estrangeiras dos textos, em línguas relacionadas ao português e ao alemão.
Autor: Sigmund Freud
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535916065
Tamanho: 21 x 13 x 2.2 cm
Páginas 312 páginas
Edição 1ª edição (18 março 2010)