A Escala Fatorial de Neuroticismo - Revisada (EFN-R) é um instrumento desenvolvido para avaliar uma dimensão da personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores denominada Neuroticismo/Estabilidade emocional. Neuroticismo é um traço da personalidade que se refere ao nível crônico de ajustamento emocional.
A medida avalia quão intensamente as pessoas vivenciam sofrimento psicológico, tendo componentes como depressão, raiva, vulnerabilidade, embaraço, impulsividade e ansiedade.
Neuroticismo tem sido considerado o componente emocional da personalidade e relaciona-se a vários indicadores de qualidade de vida, controle emocional, bem como sintomas de transtornos da personalidade e do humor. A EFN-R destina-se a adultos da população geral.
Os estudos atuais dão suporte a seu uso em pessoas de 18 a 75 anos com ao menos Ensino Médio incompleto.
Diferenciais
É uma escala relativamente breve para avaliação do Neuroticismo e de suas facetas, composta por 50 itens de autorrelato. É uma medida brasileira, desenvolvida considerando as especificidades culturais do país.
A construção da EFN-R foi feita priorizando a facilidade de uso. Suas instruções e itens adotam linguagem clara e acessível, o que viabiliza seu uso com pessoas com baixa escolaridade. Os seus resultados mostraram-se precisos em pessoas com escolaridade a partir do ensino médio incompleto e foram obtidos resultados iniciais favoráveis com pessoas com ensino fundamental;
Inclui, em seu manual, informações sobre interpretações baseadas nos itens (embasados na Teoria da Resposta ao Item) para um maior detalhamento das interpretações de seus resultados.
Contextos de utilização
A EFN-R é um instrumento restrito para uso do profissional psicólogo, preferencialmente com os conhecimentos necessários ao processo de avaliação psicológica.
O Neuroticismo é um fator da personalidade considerado relevante para avaliações em contextos clínicos e psicodiagnóstico, na orientação profissional, em pesquisas, em avaliações no contexto da psicologia organizacional e do trabalho, em avaliações de triagem em instituições de saúde, em psicologia escolar e educacional e em avaliações neuropsicológicas.
Aplicação
A escala pode ser aplicada através da plataforma VOL Vetor Online ou no formato em lápis e papel, individual ou coletivamente.
Tanto nas aplicações individuais quanto nas coletivas, o psicólogo deve estar atento às condições de aplicação.
Não há tempo-limite para a administração do instrumento, contudo tal aplicação, usualmente, não ultrapassa 25 minutos.
Avaliação
O processo de levantamento dos resultados da EFN-R e avaliação considerando suas tabelas normativas deve ser feito por meio da plataforma VOL Vetor Online.
Os resultados são apresentados para o escore geral da EFN-R, bem como para seis facetas: Depressão, Raiva, Vulnerabilidade, Embaraço/Constrangimento, Impulsividade e Ansiedade/Preocupação.
As interpretações podem ser feitas a partir de percentis, os quais são associados a cinco faixas interpretativas que variam de ?muito baixo? a ?muito alto?.
O manual oferece ainda informações complementares que permitem interpretações considerando mapas de itens.
Composição
EFN-R - Livro de Aplicação Vol.2