A DarkSide® Books traz pela primeira vez ao Brasil o intrigante universo de Thomas Ott em "Cinema Panopticum". Nesta graphic novel, somos guiados por uma jovem curiosa até uma cabine escura repleta de caixas contendo pequenos filmes. Ott utiliza a magia dos cinetoscópios, os predecessores das câmeras de cinema, para nos transportar às origens de seu cinema ilustrado, em uma narrativa gráfica que é ao mesmo tempo cativante, bela e aterrorizante.
Diferente do cinema convencional, em "Cinema Panopticum" o observador se torna o grande espetáculo, imerso na dualidade entre entretenimento e paranoia. Esta graphic novel nos apresenta uma narrativa peculiar, onde a ausência de balões e textos contribui para criar um ambiente de silêncio e horror, deixando espaço para que as vozes se manifestem na mente do leitor.
Thomas Ott é um mestre na arte da narrativa visual, habituado a criar histórias curtas que exploram o universo das sombras em um estilo preto e branco único e fantasmagórico. Sua técnica de scratchboard, onde desenha em uma folha clara, a copia em papel escuro e então esculpe com um estilete, confere um efeito rasgado e detalhado às suas ilustrações, criando um verdadeiro assombro visual.
Acompanhando a edição da DarkSide® Books, a pesquisadora Maria Clara Carneiro discute a técnica de trabalho de Ott, ressaltando como seus desenhos se assemelham a gravuras, com ranhuras pretas que contribuem para o clima lúgubre de suas histórias.
"Cinema Panopticum" faz parte do universo sombrio e fantástico da DarkSide® Graphic Novel, que abriga renomados quadrinistas como Charles Burns, Dave McKean, Junji Ito e muitos outros. Para os aficionados por quadrinhos, é uma oportunidade de se surpreender novamente com sua paixão, enquanto aqueles menos habituados certamente se encantarão com a excelência que a DarkSide® proporciona em suas publicações.
Autor: Thomas Ott
Editora: Darkside
ISBN 9786555981315
Tamanho 16 x 1.5 x 23 cm
Páginas 112 páginas
Edição 1ª edição (4 novembro 2021)